John Schulman, responsável pelo alinhamento de modelos de inteligência artificial na OpenAI, anunciou que está de saída da empresa. O executivo cofundador da dona do ChatGPT está deixando a companhia para se juntar à Anthropic, uma startup apoiada pela Amazon e fundada por ex-executivos da OpenAI.

    A Anthropic, destino de Schulman, é conhecida pelo alinhamento de inteligência artificial e foi fundada por antigos membros da OpenAI. Dessa forma, a empresa se consolidou como um ponto de encontro para profissionais dedicados à segurança e ética em IA.

    Publicidade.

    Ele afirmou que o foco é retornar ao trabalho técnico. Além disso, demonstrou interesse em aprofundar as pesquisas em alinhamento de IA na Anthropic. Dessa forma, disse priorizar a evolução contínua das práticas de segurança e ética no desenvolvimento de inteligência artificial.

    Escola de São Paulo vai usar material do ChatGPT / SearchGPT
    CRÉDITOS:Mojahid Mottakin/Unsplash

    Assim, Schulman junta-se a Jan Leike, outro ex-pesquisador de segurança de IA da OpenAI, que agora lidera os esforços de alinhamento na Anthropic.

    A mudança foi divulgada por meio de um post na plataforma X, antigo Twitter. Na publicação, Schulman destacou sua intenção de aprofundar o foco em alinhamento de IA e retornar ao trabalho técnico direto.

    Durante seu período na OpenAI, Schulman desempenhou um papel crucial na garantia de que os produtos da empresa, como o ChatGPT, aderissem a um conjunto predefinido de valores éticos. Isso incluía ajustar respostas para evitar conteúdos nocivos e assegurar a segurança nas interações dos modelos de IA com os usuários.

    Leia mais

    • OpenAI lança SearchGPT, ferramenta que desafia o Google
    • OpenAI lança ChatGPT-4o Mini como opção mais barata
    • OpenAI trabalha em IA “supema” capaz de substituir humanos

    O anúncio de Schulman surge em um momento de mudanças significativas na OpenAI. Recentemente, relatos indicaram que Greg Brockman, presidente da empresa, entrou em licença prolongada, e Peter Deng, gerente de produto, também anunciou sua saída.

    Em resposta ao comunicado de Schulman, Sam Altman mostrou gratidão pelos serviços prestados e relembrou o início da parceria. De acordo com ele, teve início em um encontro na Universidade da Califórnia em Berkeley. Altman enfatizou o papel significativo de Schulman na condução de projetos de alinhamento de IA na OpenAI.

    Fonte: WCCF Tech

    Share.