Créditos: Jimmy Jin/Unsplash

    À medida que a indústria de smartphones evolui, a Apple procura por inovações significativas para os modelos futuros do iPhone. Para 2026, o aguardado iPhone 18 Pro pode apresentar uma capacidade de armazenamento de até 2 TB, uma grande evolução comparada aos modelos atuais.

    Conforme informações que ganharam força nesta semana, a Apple planeja implementar uma nova tecnologia chamada Universal Flash Storage de nível quádruplo (QLC). Dessa forma, permitirá essa expansão significativa do armazenamento nos modelos iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max.

    Publicidade.

    A memória QLC, que comporta quatro bits por célula, é 33% mais densa que a atual memória TLC (triple-level-cell) usada nos iPhones. Assim, consegue possibilitar uma maior capacidade sem aumentar o tamanho do componente.

    iPhonesiPhones
    Foto: Daniel Romero/Unsplash

    A mudança para o armazenamento QLC não está prevista para antes de 2026. Rumores anteriores sugeriam que essa tecnologia poderia ser introduzida já na série iPhone 16 Pro, mas novos relatórios indicam que a Apple decidiu adiar essa transição.

    Assim, a expectativa é que a série iPhone 18 Pro se beneficie dessa mudança. Dessa forma, oferecerá não apenas 2 TB nos modelos Pro e Pro Max, mas também introduzindo uma opção de armazenamento que supre as crescentes demandas por dados e aplicativos cada vez mais pesados.

    Além do aumento de capacidade, a tecnologia QLC oferece um custo menor em comparação à memória TLC. Entretanto, ela apresenta velocidades de leitura e gravação um pouco inferiores. Este fator pode influenciar positivamente no custo final dos smartphones, apesar de se esperar que o preço do iPhone 18 Pro seja mais alto.

    A participação da tecnologia QLC no mercado de memória flash NAND está projetada para crescer. Isso porque deve passar de 20% em 2023 para uma proporção maior em 2025. Fabricantes chineses de telefones já estão planejando usar memória QLC a partir do último trimestre deste ano.

    Leia mais

    Enquanto a Apple prepara o terreno para isso, consumidores já começam a prever a necessidade de economizar para adquirir o novo modelo. Os atuais iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max têm preços de US$ 1,5 mil e US$ 1,6 mil, respectivamente, para a versão de 1 TB, portanto espera-se que o iPhone 18 com 2 TB custe ainda mais.

    Fonte: Phone Arena

    Participe do grupo de ofertas do Mundo ConectadoParticipe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


    Entre no grupo e aproveite as promoções

    Share.