Créditos: Divulgação/Meta

    Meta, empresa controladora do Facebook, surpreendeu o mercado ao lançar gratuitamente o Llama 3.1, seu mais novo e poderoso modelo de inteligência artificial (IA) de linguagem. A iniciativa desafia a abordagem fechada adotada pela maioria das empresas de IA e coloca a Meta no centro do debate sobre os riscos e benefícios da liberação de modelos de IA sem restrições.

    Instagram e Facebook usam suas fotos para treinar IA

    Publicidade.

    A empresa afirma que o Llama 3.1 é tão inteligente e útil quanto as melhores ofertas comerciais de empresas como OpenAI, Google e Anthropic. Em alguns benchmarks que medem o progresso da IA, a Meta afirma que o modelo é a IA mais inteligente da Terra.

    Em carta aberta, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, comparou o Llama ao sistema operacional Linux, que revolucionou o mercado de software ao adotar o código aberto. “Acredito que a IA se desenvolverá de maneira semelhante“, escreveu Zuckerberg. “Hoje, várias empresas de tecnologia estão desenvolvendo modelos fechados líderes. Mas o código aberto está rapidamente diminuindo a diferença“.

    A decisão da Meta de liberar sua IA não é desprovida de interesse próprio. Versões anteriores do Llama ajudaram a empresa a garantir uma posição influente entre pesquisadores, desenvolvedores e startups de IA.

    O Llama 3.1 é muito grande para ser executado em um computador comum, mas a Meta diz que muitos provedores de nuvem, incluindo Databricks, Groq, AWS e Google Cloud, oferecerão opções de hospedagem para permitir que os desenvolvedores executem versões personalizadas do modelo. O modelo também pode ser acessado em Meta.ai.

    Alguns desenvolvedores dizem que o novo lançamento do Llama pode ter amplas implicações para o desenvolvimento da IA. Stella Biderman, diretora-executiva da EleutherAI, um projeto de IA de código aberto, observa que uma mudança na licença mais recente da Meta permitirá que os desenvolvedores treinem seus próprios modelos usando o Llama 3, algo que a maioria das empresas de IA atualmente proíbe. “Este é um grande, grande negócio“, diz Biderman.

    Ao contrário dos modelos mais recentes da OpenAI e do Google, o Llama não é “multimodal”, o que significa que não foi criado para lidar com imagens, áudio e vídeo. Mas a Meta diz que o modelo é significativamente melhor em usar outros softwares, como um navegador da web, algo que muitos pesquisadores e empresas acreditam que pode tornar a IA mais útil.

    Meta libera API do Threads para todos os desenvolvedores

    A liberação do Llama 3.1 também levanta preocupações sobre o uso indevido da tecnologia. Geoffrey Hinton, pioneiro em aprendizado de máquina, alertou que “criminosos cibernéticos em todos os lugares ficarão encantados”. Hinton, que deixou o Google para falar sobre os possíveis riscos da IA, diz que a IA é fundamentalmente diferente do software de código aberto porque os modelos não podem ser examinados da mesma maneira.

    A Meta procurou minimizar os temores, afirmando que o Llama passa por rigorosos testes de segurança antes do lançamento e que há poucas evidências de que seus modelos facilitem o desenvolvimento de armas. A empresa disse que lançará várias novas ferramentas para ajudar os desenvolvedores a manter os modelos Llama seguros, moderando sua saída e bloqueando tentativas de quebrar restrições.

    Fonte: Meta

    Participe do grupo de ofertas do Mundo ConectadoParticipe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


    Entre no grupo e aproveite as promoções

    Share.