Créditos: Nature/Reprodução

    Cientista de Beijing desenvolveram o que pode ser o menor e mais leve drone alimentado por energia solar do mundo. O drone chinês pesa apenas 4,21 gramas, com asas de 200 mm e consegue voar sem parar, enquanto houver luz do sol. Com o nome CoulombFly, o drone utiliza um motor eletrostático para alcançar o feito.

    A China é uma das maiores potências do mundo quando o assunto é drones. Além do drone chinês que pode virar arma de guerra, a DJI é uma das marcas mais reconhecidas, se falamos de drones comerciais e também os modelos capazes de transformar a agricultura.

    Publicidade.

    O drone chinês CoulombFly se destaca ao utilizar motor eletrostático. Usualmente, drones solares utilizam motores eletromagnéticos, mas sua eficiência é pequena mesmo em aeronaves aéreas de poucos centímetros.

    O grande diferencial entre os dois modelos de motor está no peso. A versão eletrostática é muito mais leve e, por isso, oferece uma eficiência de voo maior. De acordo com os cientistas de Bejing, o drone chinês CoulombFly obteve eficiência de voo de 200% a 300% acima dos motores tradicionais eletrostáticos – em comparação com aeronaves do mesmo tamanho.

    O motor do drone chinês CoulombFly utiliza fibras de carbono e lâminas de alumínio, alinhadas em formato de anel para alimentar a hélice de 200 mm. A célula solar pesa cerca 0,5 gramas e utiliza tecnologia de arsenieto de gálio (Arseneto + composto metálico) de alta densidade para alimentar todo o sistema.

    drone chinês voa sem parar com Soldrone chinês voa sem parar com Sol
    CRÉDITOS: Nature

    Como é possível ver no vídeo, o drone chinês é capaz de alçar voo imediatamente após ser exposto a luz solar. Leve cerca de 1 segundo para o pequeno drone sair completamente do chão, apenas com um pequeno feixe de luz.

    Leia Mais:

    Segundo os cientistas, o CoulombFly pode apresentar inúmeras melhorias, mas será um drone importante em missões de reconhecimento e vigilância. Do mesmo modo, eles destacam a possibilidade de equipar uma bateria recarregável, capaz de manter o drone voando, mesmo com a ausência da luz solar.

    O drone chinês é altamente impressionante, levantando inúmeras possibilidades de grandes avanços tecnológicos. O grande desafio é manter a capacidade de voo e o drone leve o suficiente. Agora, os cientistas buscam otimizar a força gerada pelo motor, garantindo voo estável, enquanto o drone realiza operações ao ar livre. Quem sabe novo futuro teremos drones comerciais, voando apenas com a força da luz do Sol.

    Fonte: Tom’s Hardware

    Participe do grupo de ofertas do Mundo ConectadoParticipe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


    Entre no grupo e aproveite as promoções

    Share.